rateio carreiras policiais



Muitas pessoas querem descobrir como passar em concursos da área policial.

O aprovado do QC, Aloysio Falcão, dá dicas de como estudar para essa área.

Todos os anos são abertas diversas oportunidades pelo país. São centenas de vagas nas esferas federal, estadual e municipal.

A segurança pública é uma questão que vem sendo trabalhada como um dos principais desafios do Governo.

Devido à sua importância, os gestores públicos vêm, cada vez mais, depositando esforços para que essa área esteja bem amparada de servidores.

O conhecimento doutrinário e jurisprudencial é importantíssimo para a aprovação no tão almejado cargo público.

No entanto, para Falcão a parte mais importante sempre foi treinar questões de Concursos Públicos. “Especialmente daquele concurso em que você está focado, pois muitas vezes as questões se repetem.

Com essa repetição, o candidato acaba pegando o o jeito “maldoso” dos examinadores.

Além disso, é possível descobrir os pontos fracos referentes às matérias que precisa estudar mais, aprender a controlar o tempo na hora da prova (conheço candidato muito bem preparado que não soube controlar o tempo no dia do exame e acabou sendo reprovado), bem como ajuda a distrair e variar o método de estudo, pois muitas vezes estamos estafados mentalmente e não conseguimos absorver mais informação, o que é completamente normal.

Passarei o método de estudo que criei e utilizei durante 01 ano e meio, onde consegui ser aprovado em diversos concursos, dentre os mais importantes Delegados de Polícia da Bahia, Goiás e Rio de Janeiro (onde sou Delegado atualmente).

Como meu foco eram os concursos para o cargo de Delegado de Polícia, eu estudava 02 matérias por dia e, à noite, reservava 02 horas pra realizar questões sobre os temas que havia estudado pela manhã com o intuito de fixar a matéria (existem diversos livros que, ao final de cada capítulo, possuem questões comentadas, bem como websites com questões de concursos).

Por exemplo, estudava 03 horas de Direito Penal pela manhã, 03 horas de Processo Penal à tarde, descansava por umas horas ou praticava alguma atividade física e à noite realizava em média 40 questões por dia, a depender do tipo de questões, se ABCDE ou C e E, etc.

Quando estava perto da data da prova, aproximadamente 02 semanas antes, abandonava os livros e somente fazia questões, em torno de 150 questões por dia.

Imagine que em uma prova de 100 questões você terá, em média, 05 horas pra terminá-la, acrescente mais 50 questões diárias e é possível realizar, sim.

Então, até o dia da prova, você terá feito quase 2.000 questões da Banca Examinadora, o que é muita coisa.

Não estou falando que o meu jeito é o mais correto, porém funcionou comigo, pois no começo, quando não realizava questões e apenas lia muita doutrina, lei seca e jurisprudência, estava sempre batendo na
trave e angariando algumas reprovações, mas que também fazem parte da vida de todo concurseiro. É errando que se aprende!

Outro ponto bastante importante que muita gente esquece é a atividade física.

Se possível, faça caminhadas, corrida, luta ou qualquer esporte pelo menos 3x na semana. Isso ajuda a desestressar, melhora seu sono e oxigena o cérebro, alimentando a sua memória. A parte psicológica é muito importante.

Muitas pessoas, sem ter formação profissional em medicina, recomendam aos concurseiros a utilização de remédios que supostamente facilitariam nos estudos, dentre os mais conhecidos, a ritalina.

É um erro tremendo achar que tomando este medicamento você estudará mais, pelo contrário, a ritalina é um remédio que pode trazer diversos efeitos colaterais, dentre eles, taquicardia, ansiedade, insônia, o que prejudicará seu desempenho nos estudos, pois você precisa estar em pleno estado de saúde mental pra render melhor.

Pra despertar, basta o bom e velho cafezinho e, se possível, um banho gelado pra dar uma renovada! Outra parte importante que alguns candidatos me perguntam é se é preciso estudar de domingo à domingo.

Eu digo que não, lógico que terá domingos em que você conseguirá render bem, porém, na maioria das vezes, sua mente estará cansada, você estará se cobrando e não irá estudar da forma mais adequada, podendo passar despercebido algum tema relevante que possa cair em prova.

Por isso, minha dica é: aproveite um dia na semana (no meu caso, o Domingo) pra passar com sua família, fazer coisas que você gosta, ir ao cinema, praia, tomar uma cerveja (de leve, rs), etc. Isso ajudará na recuperação do clicar seu espírito e cérebro.

Outra coisa, quando houver sido reprovado (o que acontecerá, fui reprovado algumas vezes e não tenho vergonha nenhuma disto), tentem levar para o lado positivo sempre, veja sua evolução.

Por exemplo: na primeira prova você acertou 40 questões dentre as 100 e foi reprovado, na segunda você fez 50% da prova e ainda restou reprovado, não desanime.

Pense que você evoluiu muito e que, em breve, estará fazendo 70%, 80%, ou até mesmo 90% da prova e será aprovado.

Ninguém nunca sabe de tudo, é humanamente impossível.

O grande segredo dos estudos é evoluir.

Volto a repetir que não quero afirmar que este seja o método mais eficaz pra obter a tão sonhada aprovação, porém, pra aqueles que ainda não têm uma estratégia de estudos, espero que esse post seja interessante e possa ajudar na vida de vocês.

Testem e depois me digam se estão gostando e evoluindo! E lembrem-se do mais importante, façam sempre o BEM, pois tudo será retribuído em dobro e, se for religioso, ore sempre que possível, pois o lado espiritual é essencial pra aguentar a rotina dura dos estudos.

Não é fácil, mas está longe de ser impossível! Muita fé e foco pra todos.

Estudar para concursos policiais talvez seja o sonho de milhares de crianças. Quem é que não conhece ou ouviu falar de pelo menos uma criança que demonstre a vontade de crescer e se tornar policial?

Provavelmente, você seja um desses vocacionados que sonha desde pequeno com um cargo na Polícia e não sabe como alcançar esse objetivo.

Por isso, nós preparamos dicas que podem ser úteis para iniciar nos seus estudos para esse tipo de concurso.
Qual concurso escolher?

Essa área movimenta milhões de candidatos em busca do grande sonho com estabilidade e são diversos segmentos dentro da esfera da segurança pública:

Polícia Militar
Polícia Civil
Polícia Rodoviária Federal
Polícia Federal
E ainda podemos incluir nesse rol da área os concursos para a Guarda Municipal e para o Corpo de Bombeiros.

Dentro de cada corporação, vários cargos. Tem para todos os gostos e perfis.
Como estudar para concursos policiais

Para cada concurso existem estratégias comuns e específicas. Vamos listar 7 dicas essenciais de estudos e que são comuns a qualquer um que você escolher.
1 – Começar a estudar antes do edital sair

Esse é o ponto- chave para quem deseja uma preparação bem estruturada em com condições de angariar uma aprovação. Com tempo hábil, você poderá errar com tranquilidade e terá tempo de acertar. Quando o edital sair e houver mudanças, você terá tempo de fazer os ajustes necessários.
2 – Buscar informações nos concursos anteriores

São esses certames que vão rateio concursos nortear o início dos estudos para qualquer carreira que você escolher. Olhar para o útimo edital dará um bom direcionamento na preparação.

Geralmente, cada concurso policial tem matérias peculiares, como medicina legal, raciocínio lógico, informática, entre outras.

É pelo documento anterior que você vai descobrir o essencial para iniciar os estudos: se o seu perfil é adequado ao cargo ou não.

Daí para frente, você terá condições de mapear a sua preparação para o concurso.
3- Organização dos estudos

Com conteúdo em mãos, será mais fácil roteirizar a sua vida de concurseiro. Você deverá criar o seu planejamento e isso é muito importante. Com planejamento você consegue vislumbrar todas as etapas e se preparar adequadamente para cada uma delas.

Uma planilha seria bem-vinda para você organizar as disciplinas e distribuí-las pelos dias da semana. Ter contato com todas as matérias é indispensável para não deixar o conhecimento esquecido.
4 – Contato com pessoas que estudam para mesmo concurso

Estar atualizado sobre esse meio é muito importante, pois tudo que circula sobre o concurso que você almeja é de suma importância.

Existem grupos na internet que reúnem candidatos com as mesmas afinidades que as suas, como o caso da comunidade de concurseiros do QC. Importantes informações circulam nesses espaços porque eles as procuram e repassam aos demais.

Quando você está se preparando o ideal é estar próximo de pessoas que têm os mesmos objetivos que você para que haja uma troca. É um ajudando o outro.
5- Treinamento de questões

Não adianta protelar, porque o que vai sedimentar o conhecimento teórico adquirido durante a sua preparação é o exercício constante de questões de provas anteriores.

A prática que dará condições de você acertar a mão em relação ao perfil da banca, formas como são cobrados os assuntos, possíveis pegadinhas, entre outros macetes que você só vai aprender site treinando exaustivamente.

No QC você tem mais de 700 mil questões online, mais de 50 mil provas e uma infinidade de ferramentas capazes de ajudar a aprimorar sua preparação.
6 – Treinamento físico

Todos os concursos para área de segurança tem Teste de Aptidão Física, conhecido como TAF.

Então, preparar-se com antecedência é fundamental. Além do mais, estudos realizados por neurologistas mostraram que exercícios físicos são capazes de ajudar o cérebro a processar e armazenar melhor as informações. Assim, você aproveita para treinar para o seu TAF e ao mesmo tempo ajuda seu cérebro a absorver tudo o que está estudando.

Se você quiser, temos um QC Cast sobre treinamento físico para concursos que pode ser muito útil para você.
7 – Tempo para descanso

Quando você antecipa seus estudos, você tem a possibilidade de reservar períodos rateio concursos de descanso e lazer. Afinal de contas, é muito bom poder dar uma relaxada e fazer atividades que sejam aprazíveis a sua vida. Dessa forma, você consegue aliviar a pressão que os estudos possam vir a causar na sua vida.



A gente espera que essas dicas possam ser úteis na sua vida de concurseiro e que você conquiste o seu grande sonho o mais rápido possível.
Sabe quantos concursos policiais aconteceram em 5 anos?

De 2013 a 2017 foram 294 concursos com um total de 123.208 vagas mais cadastro de reservas.

Em 2013 foram 79 seleções para a área de segurança rateio concursos pública para diversos cargos com 32.596 vagas.

2014 teve um cenário com um pouquinho mais de concursos que o ano anterior. Aumentou para 89 concursos que ofereceram 47.819 vagas.

Já em 2015, teve uma boa redução, mas mesmo assim, a oferta foi generosa com 18.828 vagas distribuídas pelos 46 concursos.

Em 2016, o cenário deu uma encolhida apresentando 25 seleções que ofereceram 9.092 chances.

2017 foi um ano em que a máquina voltou a funcionar melhor para esse segmento. No total, 55 editais proveram 20.873 oportunidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *